Quer construir uma Audiência Popular no seu território?

em

Por: FPOPSEG

O Fórum popular de Segurança Pública (FPOPSEG), uma articulação composta de movimentos sociais de favelas, movimentos de mães e familiares de vítimas de violência do Estado, organizações da sociedade civil, universidades, ativistas e outres sujeites coletives, tem como objetivo a construção de um debate sobre outra concepção de segurança pública, que possibilite a construção do direito ao bem viver, uma segurança pública baseada na vida e não na morte.

O do Rio de Janeiro possui a 5° maior taxa de letalidade policial do país, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estado fluminense lidera o ranking de mortes cometidas por agentes de segurança pública. Em 2020, 1.245 pessoas foram mortas pela polícia no estado. Em 2021, 3.245 pessoas foram assassinadas, 1.354 por autos de resistência. Aproximadamente 30% desses assassinatos aconteceram na baixada fluminense. Sabe-se que estes números são maiores.

Além disso, aproximadamente 30% do total de desaparecimentos no estado ocorrem na Baixada Fluminense. Somente no ano de 2021 ocorreu um aumento de 44,6% no número de pessoas desaparecidas na região: são 1253 pessoas que estão desaparecidas.

Por isso, convidamos ativistas, organizações, e movimentos dos territórios de favelas e periferias do estado do RJ se juntem a nós nesse debate através da realização das Audiências Populares de Segurança Pública.

O objetivo dessa proposta é reunir os atores que mais sofrem com as violências cometidas pelos agentes do Estado para criar diretrizes, estratégias e ações que consolidem para uma outra concepção de segurança pública, que tenha na garantia da vida seu princípio fundamental.

📧 Acesse aqui a ficha de inscrição para promover uma audiência popular em seu território!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s